Bem vindo!

Olá,
Interessado em História? Então fique a vontade para aprender, ensinar e se divertir...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"A oportunidade para refletir"

O cerne da vida dos eupátridas (parcela minoritária da população grega considerada a elite) era o oikos, palavra grega para casa, onde estes preservavam sua privacidade. Porém, os bem nacidos dedicavam a maior parte da vida adulta para as atividades públicas, isto é,para o ócio. Este ócio, para os gregos da aristocracia, significava a liberdade que implicava em não ter a obrigação de trabalhar. Liberdade para caminhar pela cidade, pensar sobre o mundo, discutir, dedicar-se à vida pública.

O processo de industrialização iniciado no século 18 que, entre outras coisas, transformou os camponeses e os artesãos em "trabalhadores assalariados", onde seu único produto seria, então, sua força de trabalho, no momento em que a produção artesanal deu lugar a manufatura e fazendo com que estes perdessem a autonomia sobre seu trabalho, deu origem ao conceito de ócio que temos hoje e que seria "o tempo livre do trabalho assalariado" que logo foi associado, pela concepção burguesa, à vadiagem. "a ociosidade seria o 'tempo perdido', desperdiçado e que levaria ao, à estagnação".

Voltando aos gregos. Ociosidade possuía, para estes, uma forte conexão com a Felicidade, pois esta se encontrava na oportunidade de se refletir. É nesta "oportunidade de reflexão" que residiria o vínculo da escola dos nossos dias com o ócio grego, pois, na teoria, a escola é o que representaria, hoje, o espaço para reflexão. O que, infelizmente, não acontece na prática. Para Aristóteles,

convém considerar que a felicidade não está na posse de muitas coisas, mas no estado em que a alma se encontra. Poder-se-ia dizer que é feliz não um corpo com uma bela roupa, mas aquele que é saudável e está em bom estado, ainda que despido. Da mesma forma, a uma alma, se está educada, a tal alma e a tal homem se há de chamar de feliz, não se ele está com adornos externos, não sendo digno de nada.


"A FELICIDADE ESTAVA NO CENTRO DA ESCOLA PARA OS ANTIGOS"


Baseado em texto do livro Grécia e Roma de Pedro Paulo Funari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário